+55 (11) 3168 1382 contato@lourenco.com.br

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – regional Campinas, através da divisão Tributária de seu departamento Jurídico realiza na próxima quinta-feira, das 8h15 às 12h45, no auditório da entidade (rua Padre Camargo Lacerda, 37, no bairro Bonfim), o workshop gratuito “Grandes Questões Atuais da Área Tributária”, com diversos especialistas no assunto. Em uma das palestras do workshop, o delegado da Receita Federal em Campinas, José Roberto Mazarin, fala sobre os desafios e avanços na fiscalização, tendências e planos para 2014. Os sistemas de controles de monitoramento, com as possibilidades de cruzamento de diversas informações e dados dos contribuintes também serão comentados pelo delegado da Receita Federal. A abertura do workshop será feita pelo diretor do departamento Jurídico do Ciesp-Campinas, Valmir Caldana, e pela coordenadora da divisão Tributária, Rita Cacheffo.

Valmir Caldana destacou que o tema do Workshop foi escolhido justamente por conta do que representa o tributo dentro de uma empresa. “Hoje, os executivos sentam, discutem para onde vão direcionar seus investimentos para geração de riqueza e de empregos. E ele tem que passar, sem dúvida nenhuma, principalmente, pela tributação e locais onde ele pode conseguir algum benefício em função de atração do município ou estado, Então, é uma questão extremamente estratégica atualmente”, diz.

O diretor do Departamento Jurídico do Ciesp Campinas, Valmir Caldana, enfatizou a importância da presença do delegado da Receita Federal em Campinas e dos temas que serão abordados. “Hoje, a Receita Federal dispõe de um número muito grande de declarações fiscais digitais, em que fornecedores, clientes, prestadores de serviços e o terceiro setor são obrigados a entregar essas declarações fiscais mensal, semestral e anualmente. A Receita Federal, em potentes computadores, cruza todas essas informações. Outras fontes chamam de inteligência artificial. Aprende-se com o comportamento do contribuinte. Esse é um tema que é muito importante atualmente”, diz.

As empresas brasileiras enfrentam diariamente o desafio de decifrar uma infinidade de leis, regulamentos, normas, decretos, atos normativos e instruções que ditam quais são as suas obrigações fiscais. Dessa forma, além de suportar a pressão de uma das cargas tributárias mais altas do mundo, o empresário precisa investir em uma estrutura para lidar com o emaranhado de tributos e obrigações que a legislação exige. Dentro desse contexto, o workshop Grandes Questões Atuais da Área Tributária, conforme informações da divisão Tributária do Ciesp-Campinas, tem como objetivo apresentar a importância da governança tributária, através do ponto de vista de profissionais especializados e renomados no cenário tributário, que comentarão algumas das recentes e polêmicas discussões da área tributária.

Fonte: Jornal: DCI – 05,06 e 07/04/2014.